Na calmaria e na beleza de Valença
Valença é uma cidadezinha pacata, com ar de interior, onde quase todo mundo se conhece pelo primeiro nome. Localizada na região sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro, com 1.304,813 km² de extensão, possui aproximadamente 74 mil habitantes. A cidade foi assim chamada em homenagem ao Dom Fernando José, vice-Rei de Portugal e descendente dos nobres da cidade espanhola de Valencia.
Coreto ArtNoveu
Além da praça, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória, como também os sobrados históricos e os detalhes arquitetônicos das incontáveis fazendas consagradas durante o ciclo do café reverenciam o passado de nobreza da cidade. Um dos pontos centrais de Valença é a Praça Visconde do Rio Preto, ou, como é popularmente conhecida, “Jardim de Cima”, que recebe centenas de pessoas diariamente.
Barbara Cristina, proprietária da Banca de Jornal
No entorno da praça são localizadas lojas do comércio local, lanchonetes, agência da Caixa Econômica Federal e um cinema. A praça também conta com a Banca de Jornal, um dos pontos de parada dos caminhantes, cuja proprietária é Silva Delgado, 36, que comanda o ponto há mais de 10 anos. A proprietária relata que o “Jardim de Cima” é um ótimo ponte de venda e que gosta da atividade que exerce junto ao seu marido.
Monumento à Inteligência
No Jardim também podem ser encontradas belezas arquitetônicas, como o Coreto ArtNoveu, o Monumento à Inteligência e algumas esculturas de figuras importantes da história da cidade. Há deliciosas sensações que só uma cidadezinha do interior pode oferecer, além da fuga para o estresse da cidade grande. Por isso, Valença é uma cidade para visitar e conhecer a calmaria do interior e suas belezas.
---
Texto e fotos: Michele Moura, Valença-RJ
Edição: Sionelly Leite