Portas abertas para o progresso e a arte
Um casarão histórico na Lapa, Rio de janeiro, que se tornou um tradicional local de shows e abriga diversas manifestações artísticas e culturais: isso é a Fundição Progresso. O prédio, localizado onde funcionava a Fábrica de Fogões Progresso, fechada em 1976, foi ocupado por um grupo de artistas e produtores na tentativa de impedir sua demolição, transformando o espaço num grande centro cultural.
A Fundição está situada num dos bairros mais famosos do RJ, a Lapa
O que poucos sabem é que a casa de shows também disponibiliza diversos cursos e oficinas. Intrépida Trupe, Academia Sinfônica Juvenil, Teatro do Anônimo são alguns dos grupos culturais que usam a fundição quase diariamente.
Fundição Progresso: Não apenas casa de show mas também espaço aberto para arte
Camila Farias, 25, é recepcionista da Fundição, e acredita que essa seja a melhor parte do trabalho. “Durante a semana rolam muitas atividades. Eu gosto de muitas coisas aqui, como conhecer pessoas de lugares diferentes, ir almoçar e esbarrar com pessoas de circo treinando, ouvir ensaios da orquestra sinfônica e até conhecer artistas famosos”, comenta Camila, que diz ter orgulho de fazer parte da equipe de um local tão importante culturalmente. Afinal, em meio a tempos difíceis, a cultura e o lazer são como válvulas de escape.
---
Texto e fotos: Luiza Belone, Rio de Janeiro-RJ
Edição: Sionelly Leite