Um balde de chá frio no Recanto Japonês
Imagine um lugar agradável, com construções e vegetações típicas da cultura japonesa incluindo uma Casa de Chá feita por um artesão japonês respeitando toda a cultura milenar daquele país. Imaginou? Este lugar existe, e não é no Japão, mas em Poços de Caldas-MG, cidade de 164.912 habitantes (segundo dados do IBGE) acostumada a receber os turistas que passam pelo Recanto Japonês.
Só que a Casa de Chá foi alvo de vândalos que atearam fogo em um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. De acordo com Silvio Kimura 79 anos, Presidente da Associação Nikkey de Poços de Caldas, o vandalismo trouxe transtornos não só para o turismo local, mas também para a comunidade japonesa do município, já que eles prezam pela cultura milenar que a Casa de Chá retratava.
Segundo Kimura, para a reconstrução do local será necessária a vinda de um artesão do Japão, além de todo o material de obras, já que as peças são feitas manualmente uma espécie de encaixe sobre encaixe. Partes dos recursos viriam da iniciativa privada, enquanto isso, os turistas esperam pela reconstrução.
---
Texto e fotos: Paulo Marcelo Pereira, Poços de Caldas-MG
Edição: Sionelly Leite