top of page

O guardião da luz em Sombrio, Santa Catarina

Ao passar pelo sul de Santa Catarina é impossível não se deslumbrar com o visual da Igreja Santo Antônio de Pádua de Sombrio. Por mais de setenta anos a igreja vem recebendo muito zelo por parte de toda comunidade católica, formada por pessoas como seu Aguinaldo Krause, 83. Natural de Guarapuava Paraná), Aguinaldo mora há 27 anos em Sombrio, é aposentado como chefe de mecânica, encontrando tempo para se dedicar diariamente aos cuidados da matriz. “Não consigo explicar com palavras o que sinto por essa igreja. Quando cheguei em Sombrio, todos os dias ao ir de casa para o trabalho eu aguardava o padre abrir as portas para assim fazer minha oração e ir trabalhar “, confessa Aguinaldo, que se emociona ao lembrar das conversas com o pároco Domingos Dorigom, com quem cultivou grande amizade.


Na frente da igreja, na porta principal, o aposentado Aguinaldo Krause

Ao ser transferido para outra comarca, o padre Dorigom deixou recomendações de seu Aguinaldo a Ludgero Buss, que assumiria a paróquia. Sem titubear, padre Ludgero logo estendeu o convite a seu Aguinaldo para ajudar na pastoral da igreja. “De lá para cá, troca os padres e eu fico. Uns até já me convidaram para ir embora com eles para a paróquia onde iriam trabalhar, mas o amor por essa igreja não me deixa sair daqui”, brinca seu Aguinaldo.


Convidativa aos religiosos e aos visitantes que passam pela cidade, a igreja foi construída em 1940 com a contribuição do povo sombriense e a dedicação e influência do pároco da época, o padre João Adão Raitz - foi por sua sugestão que a igreja matriz tem a forma de uma cruz, símbolo cristão, e no seu interior, pinturas artísticas .


A igreja matriz do centro da cidade de Sombrio


Quem chega à igreja matriz é recepcionado pelo aposentado Aguinaldo, que já dedica duas décadas de vida a um dos mais belos monumentos religioso da região e é o responsável por abrir e fechar as portas da igreja todos os dias, além de recepcionar os visitantes. É tamanha sua dedicação, que nem a chuva o impede de percorrer dois quilômetros de bicicleta de casa até o centro da cidade. "Quando abro as portas da igreja, às sete da manhã, tenho a impressão de que as imagens dos santos sorriem quando me vêem. Enquanto eu viver, estarei lá na igreja que tanto amo“.


No interior da igreja matriz a arquitetura moderna em conjunto com pinturas plásticas

​Mesmo com reformas e melhorias na estrutura, a igreja matriz na cidade de Sombrio não perdeu suas características tornando-se, assim, local histórico para os visitantes que queiram conhecer um pouco mais da cidade litorânea. Sombrio é um pequeno município litorâneo no sul catarinense, com uma população estimada em 29.340 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Frequentemente recebe visitantes de outras cidades, que se sentem atraídos pelo templo religioso, localizado no centro da cidade. Aos olhos do povo católico, um símbolo de fé, e no olhar do visitante, um ponto de parada para fotos e descobertas históricas da cidade.

---

Texto e fotos: Edna dos Santos de Souza Rocke, Sombrio-SC

Edição: Sionelly Leite

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page