Centenária Casa Vermelha preserva parte da cultura paranaense
Casa Vermelha, Lapa-PR
Construída por volta do ano 1868 na Lapa, Paraná, a Casa Vermelha é guardiã de parte da cultura paranaense. A Casa, com suas paredes de pau a pique, conserva boa parte da originalidade arquitetônica dos tempos em que serviu de parada para os tropeiros que seguiam de Viamão (RS) para Sorocaba, interior de São Paulo.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), a Casa Vermelha é utilizada como um Centro de Artesanato e espaço para comercialização de variados produtos como conservas, bolachas, bordados, artesanato, crochê, tricô, cestarias, entre outros materiais produzidos por 285 artesãos da Lapa e região.
A responsável pelo espaço, dona Julieta Baiotto, conta que 17 dos seus 67 anos de vida foram dedicados à Casa Vermelha. "O local recebe em torno de 500 turistas por mês, que ficam encantados com o capricho das peças e atraídos pelo preço acessível das mercadorias”, comenta Julieta.
Julieta Baiotto é responsável pela administração da Casa Vermelha
Administrada pela Prefeitura Municipal da Lapa, a Casa Vermelha está localizada na Rua Barão do Rio Branco, 1320, e está aberta ao público de terça a domingo das 9 às 17 horas. A entrada é franca.
---
Texto e fotos: Tony Renato Antunes, Lapa-PR
Edição: Sionelly Leite