top of page

Tradicional bar de curitibano completa 40 anos


Popular em Curitiba, Bar do Alemão chega aos 40 anos. (Crédito: Thiago Fabrisio)

Em outubro de 2019, um dos estabelecimentos mais famosos de Curitiba, o Schwartzwald, popularmente conhecido como Bar do Alemão, completará 40 anos. São muitas curiosidades, e características que fazem com que o local receba um grande público. Apesar de tanto tempo, o Bar consegue manter uma clientela fiel, e, ao mesmo tempo, atrair novos consumidores.

O catarinense Jorge Tonatto, atual gerente geral do estabelecimento, falou sobre a história do local e explicou as fórmulas do sucesso que fazem com que o ambiente consiga manter a tradição e excelência, ao longo de tanto tempo.

Revista F: Como você se tornou gerente do Bar do Alemão?

Jorge Tonatto: Tive uma breve passagem em 1979, trabalhando de garçom. Depois de alguns dias, acabei desistindo para poder estudar. Após me formar em telecomunicações, retornei em um outro restaurante alemão, no shopping Novo Batel, e também fiquei pouco tempo. Então, voltei para o Bar do Alemão, onde estou desde 2001.

RF: De todos os projetos e eventos que o bar já promoveu, qual se destacou mais, ou rendeu histórias que tenham chamado atenção?

JT: Desde a Copa de 2006, transmitimos jogos da seleção da Alemanha para a comunidade alemã. Teve um jogo da copa, em 2010, que a Alemanha goleou a seleção argentina, às 10h30 da manhã de um sábado. Batemos o recorde de vendas de chopes. Foram 38 barris de chope em um dia, lembrando que cada barril tem 50 litros. Teve pelo menos mais uns 10 barris de chope escuro. E no ano de 2014, no dia da final entre Alemanha e Argentina, tivemos um número de 2.020 pessoas que passaram pelo bar.

As famosas canequinhas que são brindes para os clientes do bar. (Crédito: Thiago Fabrisio)

RF: O que mais lhe motiva a continuar à frente do bar?

JT: O desafio diário. A satisfação de ouvir as pessoas recomendando o bar. Tem um prêmio que nós ganhamos de uma empresa júnior da Universidade Federal do Paraná. Essa premiação é feita por meio de uma pesquisa entre os universitários. Isso quer dizer que nós estamos conseguindo atrair aquele público. Afinal, é mais difícil manter do que receber clientes.

RF: Você tem projetos para o futuro ou alguma comemoração especial para os 40 anos?

JT: No mês de outubro, quando iremos completar os 40 anos, estamos preparando alguns eventos. Entre eles, uma grande Oktoberfest. Em relação a outros eventos, passamos a receber recentemente duas apresentações de grupos folclóricos por mês. O público interage com os artistas. Para o futuro, acredito que o próximo passo seria, daqui a 2 anos, abrir franquias. Não apenas em Curitiba, mas também em outros estados.

As canequinhas, que vêm dentro do copo de chopp, servem como decoração. (Crédito: Thiago Fabrisio)

O local mantém materiais esportivos alemães. (Crédito: Thiago Fabrisio)

Desde 2006, o bar transmite as partidas alemã nas copas do mundo, o que atrai o público. (Crédito: Thiago Fabrisio)

Segundo o gerente, o bar pretende abrir franquias no futuro. (Crédito: Thiago Fabrisio)

* com edição de : Luis Gustavo Oliveira

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page